7up7downhttps://www.saeidesign.com/Notícias, ações e muito mais sobre investimentos. Informação que vale dinheiro.Sun, 25 Feb 2024 14:03:13 +0000pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.4.3https://www.saeidesign.com/wp-content/uploads/2019/10/IM-Favicon.png?fit=32%2C32&quality=70&strip=all7up7downhttps://www.saeidesign.com/32327up7downhttps://www.saeidesign.com/politica/pf-prende-suspeito-de-tentar-invadir-o-palacio-da-alvorada/Sun, 25 Feb 2024 14:03:10 +0000https://www.saeidesign.com/?p=2384815Veículo também foi apreendido

The post PF prende suspeito de tentar invadir o Palácio da Alvorada appeared first on 7up7down.

]]>

A Polícia Federal (PF) informou, por volta das 17h deste sábado (24), que prendeu o motorista suspeito de tentar invadir o Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República, na madrugada de hoje. O veículo modelo Ford Focus também foi apreendido. O incidente está sendo investigado pela PF.

Segundo informação da própria PF, ele seria um morador da região e teria errado o caminho para casa. O suspeito ainda prestará mais informações em depoimento.

O carro teria desrespeitado o bloqueio, mas sem conseguir se aproximar do palácio, cuja portaria fica a cerca de 400 metros de distância do edifício. Em seguida, o indivíduo fugiu do local no próprio automóvel usado na tentativa de invasão.  

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja Silva estavam na residência no momento da ocorrência, mas em segurança. Sem dar detalhes sobre o ocorrido, a PF disse, em nota, que aguarda informações do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, responsável pelos bloqueios e abordagens nas imediações dos prédios e residências oficiais do presidente e vice. 

À reportagem, o GSI informou que houve tentativa de furar o bloqueio na via que dá acesso aos palácios Jaburu – residência do vice-presidente Geraldo Alckmin – e Alvorada. 

A reportagem procurou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), que confirmou o incidente, sem detalhes. 

Após desobedecer à ordem de parada no bloqueio e prosseguir na via, o automóvel teve os pneus furados pelo dispositivo com perfuradores de metal usado para evitar o avanço de veículos não autorizados. Os seguranças efetuaram disparos com arma de fogo, mas, apesar disso, o motorista conseguiu deixar o local sem ser detido. 

Outras tentativas de invasão

Este não é o primeiro episódio de tentativa de invasão das residências oficiais do presidente e vice-presidente da República em Brasília. Há diversas ocorrências documentadas nas últimas décadas. Na manhã do dia 5 de outubro de 2008, por exemplo, um homem identificado como Denis tentou invadir o Palácio da Alvorada e acabou baleado na perna. Ele chegou a atravessar o espelho d’água e correu em direção ao prédio. A segurança presidencial fez um disparo para o alto e depois o acertou. Denis foi socorrido em um hospital e operado. Ele não explicou o motivo da tentativa de invasão.

Cinco anos antes, em 10 de junho de 2003, o mecânico de veículos Carlos Xavier Filho, 39 anos, também tentou invadir o Palácio da Alvorada. Ele chegou a investir contra o portão de ferro da entrada da residência oficial com um automóvel Fiat Uno.  Foi barrado pelo dispositivo de segurança que furou os pneus do carro. Mesmo assim, prosseguiu e bateu no portão. Acabou preso e alegou que tentava agendar uma audiência com o presidente Lula.

Em 2011, no dia 18 de janeiro, um homem também tentou invadir a residência oficial com um automóvel. Ele foi detido e levado para a delegacia.

Sob a gestão de Michel Temer, no dia 28 de junho de 2011, um adolescente tentou invadir o mesmo prédio durante a noite. O rapaz acelerou o carro em que estava na direção do bloqueio de segurança e ultrapassou a grade de proteção. Foram realizados disparos de advertência. O veículo só parou numa área interna do palácio.

The post PF prende suspeito de tentar invadir o Palácio da Alvorada appeared first on 7up7down.

]]>
7up7downhttps://www.saeidesign.com/onde-investir/bolsa-da-china-pode-ver-correcao-para-niveis-mais-realistas-e-ha-oportunidades-diz-inter/Sun, 25 Feb 2024 13:42:18 +0000https://www.saeidesign.com/?p=2384795Casa não nega que há desafios, mas vê atratividade em setores como metais básicos e varejo de luxo; veja outras apostas

The post Bolsa da China pode ver correção para “níveis mais realistas” e há oportunidades, diz Inter appeared first on 7up7down.

]]>

A nova realidade chinesa de crescimento econômico mais fraco e de uma crise imobiliária afastaram investidores do país nos últimos meses e levaram a uma reprecificação dos ativos.

Ao olhar para a Bolsa chinesa, o Inter não descarta novos ajustes, mas defende que uma eventual correção de preços seria para “níveis mais realistas” e não “especulativos”, além do que o múltiplo preço sobre lucro do índice CSI 300 da China estaria “barato” na comparação com os pares internacionais.

“Os ativos de risco chineses abriram um significativogap [diferença] versus demais pares internacionais, principalmente quando comparado com o S&P500, que segue em patamar recorde, tornando esse primeiro barato na comparação entre múltiplos”, destaca o texto.

Olhar focado para alguns setores

A casa também avalia que há oportunidades agora, com destaque para ações ligadas a metais básicos, varejo de luxo, tecnologia e setor automotivo chinês.

Em relatório divulgado nesta semana, a especialista Gabriela Joubert afirmou que, pelo lado da demanda, o governo chinês deve anunciar e implementar medidas para estimular diferentes setores da economia.

O Inter lembra que o movimento de transição para uma economia mais verde volta a ganhar força, seja por meio de projetos de infraestrutura, como de investimentos em pesquisa e desenvolvimento para o maior consumo de energias alternativas.

“Esse processo deve se refletir em maior demanda por baterias, o que, por consequência, deve elevar o consumo de materiais básicos como níquel, lithium, cobre e cobalto”, destaca a especialista da casa.

Outra aposta está na parte mais tecnológica. Para Joubert, o direcionamento do novo plano de desenvolvimento do governo chinês, com foco em inovação e tecnologia, deve impulsionar as indústrias de software, hardware e robótica.

A casa está otimista também com o setor automotivo chinês, com os incentivos à fabricação de carros elétricos. O Inter destaca que o nível de produção e de vendas de veículos no país têm acelerado desde o início do ano passado, assim como as exportações, o que causou até mesmo certo desconforto em algumas economias, como a europeia.

Joubert avalia ainda que o movimento de recomposição da poupança visto ao longo dos últimos anos parece ter “estabilizado”. “O que poderia abrir espaço para uma leve retomada do consumo nos próximos trimestres”, afirma.

Problemas com o setor imobiliário

Embora veja oportunidades, o Inter pontua que há desafios no país. A casa destacou que o Produto Interno Bruto chinês teve alta de 5,2% em 2023, o que ficou abaixo dos 5,3% esperados pelo mercado.

“O número trouxe consigo questionamentos sobre o ritmo de crescimento
esperado para 2024, especialmente quanto à falta de eficácia dos estímulos anunciados pelo governo até agora”, afirmou Joubert.

A especialista também lembrou que o banco central chinês surpreendeu o mercado na última segunda-feira (19) ao cortar a taxa de referência de 5 anos na maior intensidade desde 2019.

Joubert diz que a mudança deve ser mais uma “medida ineficaz”. Ela lembra que os chineses não compram mais imóveis, porque há um receio com uma eventual desvalorização ou com a quebra da construtora, e não por causa dos custos de financiamento mais elevados.

The post Bolsa da China pode ver correção para “níveis mais realistas” e há oportunidades, diz Inter appeared first on 7up7down.

]]>
7up7downhttps://www.saeidesign.com/minhas-financas/projeto-coibe-assedio-de-bancos-com-oferta-de-credito-por-telefone/Sun, 25 Feb 2024 13:00:00 +0000https://www.saeidesign.com/?p=2384657PL estabelece a criação de cadastro centralizado de consumidores com o objetivo de impedir assédio

The post Projeto coíbe assédio de bancos com oferta de crédito por telefone appeared first on 7up7down.

]]>

Um projeto de lei busca coibir o assédio de bancos com a oferta de empréstimos. O PL 133/2024, da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), proíbe o uso de ligações, mensagens eletrônicas e publicidade direcionada para o oferecimento de crédito a consumidores que não desejam ser incomodados.  

O projeto também estabelece a criação de cadastro centralizado de consumidores com o objetivo de impedir o assédio. Para inclusão no cadastro, as pessoas físicas deverão manifestar sua vontade aos bancos de não receber as ofertas por fornecedores de produtos e serviços financeiros. 

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a ABBC (Associação Brasileira de Bancos) já criaram uma plataforma com esse objetivo. A “Não perturbe” restringe as ligações de ofertas por parte de empresas de telefonia, internet, TV por assinatura e bancos. Segundo Damares, a aprovação do projeto dará “força de lei” para a iniciativa.

“O presente projeto, além de consolidar essas disposições em lei e expandir sua incidência para outras operações, também obriga os bancos a informar aos seus clientes, efetivos ou potenciais, acerca da existência do cadastro e a fazer a inscrição daqueles que manifestarem desejo nesse sentido. Com isso, aumenta-se a efetividade do cadastro proposto sem acarretar transtornos às pessoas”, apontou a senadora. 

Damares pondera que o fornecimento de crédito é importante ao desenvolvimento econômico, mas diz que as instituições usam “estratégias agressivas e desrespeitosas para expandir sua base de clientes”. 

A senadora destaca que a cada 10 minutos um aposentado é vítima de estelionatários no Brasil e a fonte da maioria dos golpes é o empréstimo consignado. Somente em 2023, os Procons registraram aproximadamente 75 mil queixas relacionadas ao empréstimo consignado. Um crescimento de 28% em relação ao ano anterior.

“O presente projeto busca dar maior segurança e efetividade aos direitos do consumidor, em especial os hipervulneráveis, como alguns aposentados, pensionistas e outros beneficiários de políticas públicas”, reforça a senadora ao justificar o projeto.

A proposta será analisada pela Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC).

The post Projeto coíbe assédio de bancos com oferta de crédito por telefone appeared first on 7up7down.

]]>
7up7downhttps://www.saeidesign.com/economia/cenario-esta-bem-para-uma-selic-terminal-mais-para-95-diz-ex-diretor-do-bc/Sun, 25 Feb 2024 12:23:15 +0000https://www.saeidesign.com/?p=2384789Bruno Serra já espera que o IPCA fique entre 3% e 3,2% este ano - mais perto do centro da meta, de 3%, do que da mediana do último relatório Focus, de 3,81%

The post Cenário está bem para uma Selic terminal mais para 9,5%, diz ex-diretor do BC appeared first on 7up7down.

]]>

O cenário de inflação é positivo e deve permitir que o Banco Central diminua a taxa Selic a ao menos 9,5% este ano, disse na quinta-feira, 22, em evento do BTG Pactual, o ex-diretor da autoridade monetária e gestor de portfólio da Itaú Asset Bruno Serra. Ele acrescentou considerar possível uma taxa menor, de até 9%, mas destacou que isso exige uma postura conservadora na condução da política monetária.

“Quanto mais o Banco Central for conservador agora, ele vai acabar colhendo frutos desse ambiente de inflação corrente mais benigno e vai poder estender o ciclo ao longo do segundo semestre, talvez com algumas reduções de 0,25 ponto porcentual a mais do que o mercado espera”, disse Serra, que participou na manhã da quinta-feira da mesa “Economia em Foco: Desafios e Oportunidades Globais”, do BTG Summit 2024.

O ex-diretor do BC já espera que o IPCA, índice oficial de inflação, fique entre 3% e 3,2% este ano – mais perto do centro da meta, de 3%, do que da mediana do último relatório Focus, de 3,81%. E acrescentou que fatores como a queda das commodities agrícolas e o bom desempenho do câmbio brasileiro devem ajudar esse cenário.

‘Forward guidance’

Antes, Serra defendeu que retire já na reunião de março o seu “forward guidance”, que promete novos cortes de 0,5 ponto porcentual da taxa Selic nos dois encontros seguintes.

Com essa comunicação mais conservadora e a expectativa de uma evolução positiva do cenário, o BC poderia reduzir mais os juros no total, argumentou.

Resquício de incerteza sobre nomes do BC

Na avaliação de Bruno Serra, o mercado ainda guarda alguma incerteza sobre a transição na gestão do Banco Central, embora os diretores nomeados ao longo do último ano pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, tenham sido bons.

“Tem algum resquício da incerteza na transição do BC, apesar de as nomeações dos diretores terem sido bastante boas, com todo mundo falando a mesma língua”, disse Serra, durante o evento do BTG Pactual. “Ainda assim, acho que o mercado tem um pouco de pé atrás.”

The post Cenário está bem para uma Selic terminal mais para 9,5%, diz ex-diretor do BC appeared first on 7up7down.

]]>
7up7downhttps://www.saeidesign.com/mercados/pib-ipca-15-e-balancos-no-brasil-inflacao-e-pib-nos-eua-os-destaques-da-semana/Sun, 25 Feb 2024 12:00:00 +0000https://www.saeidesign.com/?p=2384487Tudo o que o investidor precisa saber antes de operar na semana

The post PIB, IPCA-15 e balanços no Brasil; inflação e PIB nos EUA: os destaques da semana appeared first on 7up7down.

]]>

Na semana passada, a divulgação da arrecadação fiscal com bom desempenho garantiu – pelo menos, por enquanto – uma trégua no debate sobre a meta fiscal. Nos próximos dias, os olhares se voltam para as divulgações do PIB do quarto trimestre e do IPCA-15.

O PIB do último período de 2023 será apresentado na sexta-feira (1) e traz expectativa de estabilidade na avaliação trimestral, na visão do Bradesco, enquanto a equipe econômica do Itaú aposta em queda de 0,1% no trimestre. Em relação ao ano anterior, a expectativa é de alta de 2,0% para o Itaú.

Antes disso, serão divulgados, na segunda-feira, dados indicam o panorama de construção no país, com apresentação do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) e a Sondagem da Construção, ambos do mês de fevereiro, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Os dados semanais da balança comercial também serão apresentados, pela Secex.

No dia seguinte, a principal divulgação será o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A equipe econômica da XP aposta em alta acima de 0,84%, refletindo aumento do ICMS sobre combustíveis e reajustes em mensalidades escolares. Na previsão do Bradesco, o dado deverá trazer alta mensal de 0,83% enquanto a equipe econômica do Itaú considera avanço de 0,88%, com leitura pressionada por serviços e bens (em especial, higiene pessoal).

Ainda na terça-feira, o Banco Central publica o Relatório Focus, a FGV apresenta a Sondagem da indústria de fevereiro e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) traz os sesultados setoriais – ICEI, com dados de fevereiro.

Na quarta-feira, o destaque fica para o Índice Geral de Preços (IGP-M) divulgado pela FGV, assim como a Sondagem do comércio e de serviços, ambos com números coletados em fevereiro. No dia seguinte, o IBGE apresenta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), com dados de janeiro, e a FGV torna pública sua pesquisa do Indicador de Incerteza da Economia, com números de fevereiro. Na quinta, ainda, o Banco Central divulga nota à imprensa sobre a política fiscal, de janeiro, e o fluxo cambial semanal. Na sexta-feira, além do PIB, haverá divulgações da FGV do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) e o Índice de Confiança Empresarial (ICE). O Índice PMI da indústria de transformação será apresentada pela Markit no mesmo dia.

Em Brasília, dois temas dominarão a agenda política. O primeiro tem por objeto as chamadas emendas parlamentares, alvo de veto do presidente Lula. Na quinta-feira passada, o governo assinou decreto garantindo um cronograma mensal para liberação dos fundos discricionários de cada ministério, autorizando o pagamento de até R$ 16,8 bilhões em emendas. O segundo ponto tratado diz respeito às isenções fiscais na folha de pagamento, também foco de veto presidencial. De acordo com a negociação, o Governo se comprometeu a apresentar projeto de lei ordinária regulamentando o encerramento das isenções fiscais na folha de pagamento. Os dois assuntos devem ser acompanhados de perto nos próximos dias.

Fora da Capital Federal mas ainda no campo político, o ex-presidente Jair Bolsonaro convocou apoiadores para participar de um ato na Avenida Paulista, em São Paulo, em sua defesa, na tarde de domingo. De acordo com analistas, a ocasião poderá servir como termômetro de sua atual força política, em meio ao cerco de múltiplas investigações que o envolvem (inclusive por suposta tentativa de golpe de Estado) e que podem levá-lo à prisão, segundo os próprios aliados.

Temporada de resultados

Após novo adiamento, a Americanas (AMER3) deve apresentar os resultados do primeiro, segundo e terceiros trimestres no dia 26 de fevereiro, antes da abertura do mercado. A varejista marcou teleconferência para comentar os números no mesmo dia, às 11h. Nos próximos dias também serão conhecidos os resultados de C&A (CEAB3), Grendene (GRND3) e Suzano (SUZB3).

Confira as datas:

26 de fevereiro

AES Brasil

Americanas

BRF

27 de fevereiro

Engie Brasil

Eternit

Marcopolo

XP

28 de fevereiro

C&A Modas

Intelbras

Kepler Weber

Suzano

29 de fevereiro

Ambev

Grendene

MRV

Deflator do PCE nos EUA e PMI na China

O destaque da semana nos EUA será também a divulgação do PIB do quarto trimestre de 2023. A expectativa é que o dado apresente alta trimestral de 3,3% pela projeção do consenso LSEG. Será apresentado, também, o deflator do núcleo da inflação do consumo (PCE) na quinta-feira, assim como os dados de rendimento pessoal (com alta esperada de 0,5% na comparação mensal pelo consenso LSEG) e de gastos pessoais, que devem subir 0,2% de acordo com o levantamento LSEG.

Além disso, será apresentando o dado de Confiança do Consumidor pelo C. Board, na terça-feira. E, na sexta, o destaque fica para a divulgação do Índice ISM da indústria da transformação, com expectativa do consenso LSEG de 49,1 e do Índice de confiança da Universidade de Michigan.

No exterior, a Zona do Euro divulgará seu Indicador de Confiança na Economia de fevereiro, na quarta-feira. No dia seguinte, a Alemanha apresenta seus dados de taxa de desemprego de fevereiro e índice de preços ao consumidor preliminar. A economia alemã apresentou contração de 0,3% em 2023, após divulgação de PIB do quarto trimestre, e o país apresenta nos próximos dias seus dados de vendas no varejo também. Por fim, a China divulgará na quinta-feira seus dados de PMI Composto e PMI Industrial, com expectativa do consenso LSEG de 49,5.

(com Reuters)

The post PIB, IPCA-15 e balanços no Brasil; inflação e PIB nos EUA: os destaques da semana appeared first on 7up7down.

]]>
7up7downhttps://www.saeidesign.com/onde-investir/dividendos-semana-26-fevereiro-1-marco-2024/Sun, 25 Feb 2024 12:00:00 +0000https://www.saeidesign.com/?p=2384461dividendosInvestidores precisam, por exemplo, ter ação da B3 até terça para garantir fatia de R$ 374 milhões em proventos

The post Itaú (ITUB4), Gerdau (GGBR4) e mais têm data de corte de dividendos na semana; confira appeared first on 7up7down.

]]>

Investidores com foco em proventos devem ficar atentos na última semana de fevereiro e primeiro dia de março: sete empresas têm programadas data de corte para a distribuição de dividendos e juros sobre capital próprio (JCP) nos próximos dias

Na terça-feira (27) é o dia limite para ter na carteira ações da B3 (B3SA3), para garantir uma fatia dos R$ 374 milhões em dividendos previstos para serem depositados no dia 5 de abril. O valor equivale a R$ 0,066 por ação.

Na quinta-feira (29), é o último dia para abrir posição em Itaú Unibanco (ITUB3 e ITUB4) e obter os R$ 0,017 por ação de JCP. O valor será distribuído em igual montante para detentores de ações ordinárias e preferenciais no dia 1º de abril.

Também no último dia de fevereiro, a JHSF (JHSF3) tem data de corte para contabilização de acionistas elegíveis para receber a 3ª parcela de 12 pagamentos de R$ 250 milhões em dividendos. Investidores receberão R$ 0,030 por ação no dia 11 de março.

O mesmo dia é a data derradeira para ter na carteira ações da Marcopolo (POMO4), e receber R$ 0,23 por ação em JCP no dia 12 de março.

Já na sexta-feira (1º), é dia limite para garantir proventos de R$ 0,05 e R$ 0,10 por ação de Gerdau (GGBR4) e Metalúrgica Gerdau (GOAU4), respectivamente. É também a data de corte para participar do recebimento de R$ 0,017 por ação ordinária e R$ 0,019 por ação preferencial do Bradesco (BBDC3eBBDC4).

Confira o calendário completo de “data com” de fevereiro do 7up7down.

The post Itaú (ITUB4), Gerdau (GGBR4) e mais têm data de corte de dividendos na semana; confira appeared first on 7up7down.

]]>
7up7downhttps://www.saeidesign.com/minhas-financas/premios-de-r-500-mil-tv-carro-e-moto-cidades-pelo-brasil-adotam-o-iptu-premiado/Sun, 25 Feb 2024 11:30:00 +0000https://www.saeidesign.com/?p=2384478Municípios apostam em premiação para estimular pagamento do imposto

The post Prêmios de R$ 500 mil, TV, carro e moto: cidades pelo Brasil adotam o “IPTU premiado” appeared first on 7up7down.

]]>

O pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é obrigação de proprietários de imóveis e terrenos em todo o país. Contudo, muitas cidades adotam estratégias de premiação para estimular o pagamento do tributo entre seus habitantes.

É o caso da prefeitura de Manaus, que tradicionalmente estimula o pagamento do IPTU em cota única. Neste ano, o contribuinte que pagar dessa forma vai concorrer a premiações de R$ 10 mil a R$ 500 mil. Já quem optar pelo parcelamento e mantiver os pagamentos em dia durante o ano pode ganhar premiações mensais entre R$ 5 mil a R$ 40 mil.

No fim de 2024, ainda será sorteado um prêmio extra de R$ 300 mil entre os contribuintes que não possuírem dívida de IPTU em qualquer ano.

Manaus é uma das capitais que mais sofre com a inadimplência do IPTU, que historicamente gira entre 45% e 50%, segundo a Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação da cidade.

Cidades com IPTU premiado

Rio Branco usa a mesma estratégia. Na capital do Acre, vigora o programa “IPTU Em Dia Dá Prêmios”. Os adimplentes em 2023 concorreram a prêmios sorteados em janeiro de 2024: dez televisores, três motos zero km e um carro zero. Segundo Flaviane Stedile, secretária adjunta de Finanças da Prefeitura de Rio Branco, a inciativa é um grande motivador do pagamento do imposto.

Já em Belém, a premiação se dá em forma de desconto. Quem pagou em dia o IPTU 2023 receberá, no momento da emissão da guia de pagamento de 2024, o “Crédito do Bom Pagador”, que pode variar de 25% de desconto, no imposto para imóveis residenciais, até 30%, para os não residenciais.

Capitais como Campo Grande, Fortaleza e Macapá ainda não anunciaram premiações para o pagamento do IPTU 2024, mas já ofereceram valores, eletrodomésticos, carros e motos para bons pagadores do exercício anterior.

Sorocaba, no interior de São Paulo, também está na lista das cidades que premiam bons contribuintes. Por meio do programa “IPTU Premiado – Em dia com o IPTU”, quem paga o imposto em dia concorre automaticamente a prêmios entre R$ 1 mil e R$ 100 mil.

The post Prêmios de R$ 500 mil, TV, carro e moto: cidades pelo Brasil adotam o “IPTU premiado” appeared first on 7up7down.

]]>
7up7downhttps://www.saeidesign.com/mundo/trump-fica-proximo-de-nomeacao-entre-republicanos-apos-vitoria-na-carolina-do-sul/Sun, 25 Feb 2024 01:23:58 +0000https://www.saeidesign.com/?p=2384777O ex-presidente Donald Trump durante evento em National Harbor, Maryland (Kent Nishimura/Bloomberg)A vitória de Trump solidifica o seu caminho para a nomeação do Partido Republicano antes da "Super Terça"

The post Trump fica próximo de nomeação entre republicanos após vitória na Carolina do Sul appeared first on 7up7down.

]]>

Donald Trump venceu as primárias presidenciais republicanas na Carolina do Sul, de acordo com a Associated Press, desferindo um golpe na rival Nikki Haley em seu estado natal, enquanto o ex-presidente continua a dominar as disputas em 2024.

A AP anunciou o resultado logo após o fechamento das urnas. A vitória de Trump solidifica o seu caminho para a nomeação do Partido Republicano antes da Super Terça. Ele tem procurado conseguir rapidamente a nomeação enquanto enfrenta uma enxurrada de problemas legais e se prepara para uma revanche contra o presidente Joe Biden.

Trump abriu uma ampla vantagem desde o início da apuração. Haley prometeu permanecer na corrida independentemente do resultado na Carolina do Sul.

Trump ainda precisa de mais delegados para definir a nomeação, mas a sua vitória sobre Haley no estado onde ela foi governadora deixa-o com um caminho claro e desobstruído para ser o candidato republicano nas eleições.

Haley é o último grande adversário de Trump numa corrida que viu o ex-presidente dominar todas as primárias republicanas, com vitórias em Iowa, New Hampshire e Nevada, antes da Carolina do Sul.

“Super Terça”

Trump subiu ao palco em Columbia, Carolina do Sul, logo após o anúncio do resultado, acompanhado pela nora Lara Trump e outros aliados, incluindo o senador norte-americano da Carolina do Sul, Tim Scott, considerado um potencial companheiro de chapa.

“Isso veio um pouco mais cedo do que prevíamos”, disse Trump. “Uma vitória ainda maior do que esperávamos.”

O foco da corrida muda para a Super Terça, em 5 de março, quando mais de uma dúzia de estados realizam primária republicanas, mas Haley provavelmente enfrentará maior pressão para sair da disputa, além das dúvidas sobre se sua impressionante lista de doadores continuará financiando uma candidatura cuja viabilidade fica cada vez mais remota.

Trump está ansioso para encerrar a luta nas primárias rapidamente e avançar para uma revanche contra Biden em novembro, com os quatro processos criminais do líder do Partido Republicano – envolvendo 91 acusações criminais – e vários processos civis ameaçando mantê-lo fora da campanha.

Questões legais

As questões jurídicas também estão impactando suas finanças. A operação política de Trump gastou mais de US$ 50 milhões e ele deve centenas de milhões de dólares após decisões judiciais.

Uma segunda administração Trump marcaria uma grande mudança política em Washington. Trump prometeu uma deportação em massa de imigrantes sem documentação, grandes aumentos de tarifas sobre importações e cortes de impostos internos. Ele também sugeriu abandonar os aliados da Otan que não cumprem as metas de gastos com defesa, despertando preocupações nos líderes europeus.

Trump pressionou os parlamentares no início deste mês para rejeitarem uma proposta bipartidária que buscava resolver a crise migratória na fronteira entre os EUA e o México e desbloquear mais de R$ 60 bilhões em ajuda à Ucrânia, incentivando-os a resistir por um acordo “perfeito” sobre a imigração.

Aperto

Trump tem procurado reforçar o seu controle sobre o aparato de campanha do partido, pressionando para que sua nora Lara Trump seja a chefe do Comitê Nacional Republicano depois de pedir publicamente que a atual presidente, Ronna McDaniel, renuncie. McDaniel pode deixar seu cargo após as primárias, de acordo com fontes do partido.

Para Haley, o resultado é uma derrota humilhante, ainda mais após depois de ela ter gastado mais tempo e dinheiro do que Trump na Carolina do Sul. As pesquisas antes das primárias mostraram que ela estava atrás do ex-presidente por amplas margens: mais de 23 pontos percentuais na média estadual do RealClearPolitics.

Haley e os seus dois “supercomitês” de ação política aliados investiram milhões de dólares no estado, enquanto Trump gastou muito pouco em publicidade. Ela incentivou os eleitores a “virarem a página” de Trump, 77 anos, e Biden, 81 anos, para abraçarem os líderes de uma geração mais jovem, e apelou aos republicanos moderados, independentes e democratas para capitalizarem o sistema primário aberto da Carolina do Sul.

A disputa tornou-se cada vez mais acirrada, com Trump, que zombou de Haley com apelidos depreciativos e questionou por que seu marido, um membro da Guarda Nacional destacado para a África, não estava na campanha com ela, enquanto tentava pressioná-la a sair da corrida.

Haley, por sua vez, questionou a aptidão mental de Trump depois que ele a confundiu com a ex-presidente da Câmara, Nancy Pelosi, e disse aos eleitores que as políticas e problemas jurídicos do ex-presidente garantiriam o “caos” se ele fosse reeleito.

A antiga embaixadora dos EUA na ONU no governo Trump também atacou a política externa do seu antigo chefe, atacando-o por ameaças aos membros da Otan e por obstruir a ajuda à Ucrânia – apesar de a base republicana abraçar as opiniões mais populistas do antigo presidente.

© 2024 Bloomberg L.P.

The post Trump fica próximo de nomeação entre republicanos após vitória na Carolina do Sul appeared first on 7up7down.

]]>
7up7downhttps://www.saeidesign.com/economia/ministerio-da-agricultura-quer-ampliar-exportacoes-de-carne-para-uniao-africana/Sat, 24 Feb 2024 20:28:00 +0000https://www.saeidesign.com/?p=2384770Senador Carlos Fávaro (Foto: Pedro França/Agência Senado)Iniciativa partiu de um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que identificou a oportunidade comercial com a região

The post Ministério da Agricultura quer ampliar exportações de carne para União Africana appeared first on 7up7down.

]]>

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, disse que a pasta vai dedicar esforços para expandir o mercado de carnes para a União Africana. A declaração foi feita ontem, 23, durante evento em Vila Bela da Santíssima Trindade, em Mato Grosso, informou o ministério.

Segundo a pasta, a iniciativa partiu de um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que identificou a oportunidade comercial com a região durante os encontros bilaterais com líderes dos países africanos. Lula viajou neste mês para o continente africano, com compromissos no Egito e na Etiópia.

“O ministro Carlos Fávaro explicou que a abertura de novos mercados gera demanda para exportação de produtos, abre novos negócios e reflete de forma positiva na economia brasileira”, disse o ministério em nota divulgada neste sábado, 24.

De acordo com a pasta, somente em 2024, o Brasil já abriu 15 novos mercados. Em 2023, foram 78 aberturas em 39 países, superando os números dos últimos quatro anos. Entre os destaques está a comercialização para as carnes bovina e suína brasileiras para o México e República Dominicana, respectivamente. Também foi aberta a possibilidade de comercialização do algodão brasileiro no Egito e frutos de mamão papaya no Chile, disse o ministério.

The post Ministério da Agricultura quer ampliar exportações de carne para União Africana appeared first on 7up7down.

]]>
7up7downhttps://www.saeidesign.com/mundo/lideres-do-g7-prometem-apoiar-a-ucrania-pelo-tempo-que-for-necessario/Sat, 24 Feb 2024 19:57:55 +0000https://www.saeidesign.com/?p=2384766Líderes do grupo realizaram uma conferência por vídeo com o presidente ucraniano para marcar o segundo aniversário da invasão russa

The post Líderes do G7 prometem apoiar a Ucrânia “pelo tempo que for necessário” appeared first on 7up7down.

]]>

Líderes do G7 prometeram neste sábado (24) apoiar a Ucrânia por quanto tempo for necessário em sua guerra contra a Rússia, e disseram que buscarão formas de fazer Moscou pagar pelos danos causados na invasão.

Os líderes do G7 realizaram uma conferência por vídeo com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, para marcar o segundo aniversário da invasão russa, que já custou dezenas de milhares de vidas, deixou grandes faixas de terra devastadas e abalaram a economia local.

“No momento em que a Ucrânia entra no terceiro ano desta guerra implacável, seu governo e seu povo podem contar com o apoio do G7 pelo tempo que precisarem”, afirmaram os líderes do grupo em comunicado.

The post Líderes do G7 prometem apoiar a Ucrânia “pelo tempo que for necessário” appeared first on 7up7down.

]]>
7up7down Mapa do site

1234