7up7down

7up7down - Demanda de voo doméstico é o maior nos últimos dez anos

Segundo a Anac, número de passageiros transportados no mercado doméstico em novembro de 2013 foi de 7,8 milhões

Karla Santana Mamona

Passageiros no aeroporto de Guarulhos, em SP

Publicidade

SÃO PAULO – A demanda por transporte aéreo doméstico cresceu 4,59% em novembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo um levantamento divulgado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) nesta segunda-feira (30). Trata-se do maior nível de demanda para o mês de novembro nos últimos dez anos.

A oferta também registrou aumento no período de 0,6%, frente a penúltimo mês de 2012. Com o resultado de novembro, a demanda doméstica do ano acumulou alta de 0,75%, enquanto a oferta acumulada registrou retração de 3,66% no mesmo período

De acordo com os dados, o número de passageiros transportados no mercado doméstico em novembro de 2013 foi de 7,8 milhões, tendo sido o maior para o mês nos últimos 10 anos, com alta de 6,5% em relação a novembro de 2012. No período de janeiro a novembro de 2013 a quantidade de passageiros transportados acumulou crescimento de 0,70% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do 7up7down

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Companhias aéreas
Em relação as companhias aéreas brasileiras, a Azul Linhas Aéreas e a Avianca destacaram-se com as maiores taxas de crescimento de demanda doméstica em novembro, quando comparadas ao mesmo período de 2012, com alta de 36,45% e 26,03%, respectivamente.

Se consideradas somadas as operações de Azul e Trip, essas empresas registraram crescimento de 18% na demanda doméstica no mesmo período. A TAM registrou queda de 5,89% na demanda doméstica de novembro/2013, quando comparada com o mesmo mês do ano anterior. A GOL registrou crescimento de 13,58% no mesmo período. Se consideradas somadas as operações de Gol e Webjet, a demanda doméstica de tais empresas apresentou crescimento de 7% no mesmo comparativo.

Voo internacional
Sobre os voos internacionais, a Anac afirma que o número de passageiros transportados atingiu 484,5 mil, tendo sido o maior para o mês nos últimos 10 anos, com alta de 7,1% em relação a novembro de 2012.

Continua depois da publicidade

No período de janeiro a novembro de 2013 a quantidade de passageiros transportados acumulou crescimento de 4,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

7up7down Mapa do site